Educar é Dever da Família ou da Escola?
Educar é dever da família ou da escola?
Leio frequentemente afirmações de que cabe à família o dever de educar e à escola, o dever de ensinar. Educar seria incutir hábitos e valores, e ensinar, repassar conhecimentos das diferentes áreas do saber: português, matemática, etc.
Para mim, as duas instituições devem agir de forma integrada na educação e no ensino. A neurociência esclarece que o cérebro humano é constituído por dois hemisférios: esquerdo e direito. O lado esquerdo nos ajuda a pensar logicamente e a organizar nossas ideias. No lado direito, processam-se nossas emoções e sentimentos, os quais influenciam as atitudes e os comportamentos.
Quando a criança vai à escola com problemas emocionais, ela não presta atenção no conteúdo apresentado e, por isso, não consegue aprender.
A autoridade do professor se fundamenta no seu conhecimento e na sua competência em construir uma relação respeitosa na sala de aula criando um clima propício para a aprendizagem.
Portanto, tanto pais quanto professores precisam saber como agir para formar pessoas autocontroladas, autônomas, responsáveis, cooperativas, resilientes, que saibam reparar seus erros, que demonstrem empatia, compaixão, solidariedade e todas as demais qualidades desejáveis.
Antigamente, tanto pais quanto professores usavam o método do castigo e da recompensa para atingir seus objetivos. Há, porém, um terceiro caminho entre o autoritarismo e a permissividade que é o encorajamento. Trata-se de um método elaborado pelas Terapeutas Jane Nelsen, Lynn Lott e o coautor Stephen Glenn e que é conhecido como Disciplina Positiva.
Esse método busca empoderar a criança para que ela se sinta capaz de contribuir significativamente para o grupo, seja capaz de fazer escolhas que beneficiem a si e ao grupo, e desenvolva as habilidades de autocontrole e respeito aos outros.
O ponto de partida da Disciplina Positiva é a conexão, que será o tema da próxima edição.
(Nelson Lorenski - www.novocerroazul.com.br.)
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