Seja bem vindo
Cerro Azul,22/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Há 30 anos atrás alunos do colégio entrevistaram Prefeito Enio de Moura Costa

Há 30 anos atrás alunos do colégio entrevistaram Prefeito Enio de Moura Costa

Para comemorar o DIA DO COMUNICADOR DE RÁDIO quero apresentar para vocês um trabalho que realizamos com os alunos e professores do Colégio Estadual Princesa.

No dia 07 de outubro de 1993, o Colégio Estadual Princesa Isabel de Cerro Azul publicou mais uma edição do "Jornal Peskisa" diagramado pelo Professor Nelson Lorenski com reportagens produzidas pelos alunos. Hoje resgatamos para vocês uma entrevista com o Prefeito, Dr. Enio de Moura Costa. Os entrevistadores foram os alunos José Francisco Machado (alguns anos mais tarde professor Zeca, esposo da Professora Vânia, hoje falecido e homenageado com nome de rua),  Marcel Godoy e Luiz Alexandre. 

Na época, os vereadores entraram com processo de Impeachment, daí a "dúvida" expressa no título da entrevista. Há 30 anos atrás não havia computador ainda em Cerro Azul. O jornal foi datiilografado numa máquina de escrever elétrica.


O que chama a atenção é a qualidade das perguntas  feitas pelos alunos ao prefeito. Na página 5, eles quesionam o prefeito sobre o problema das estradas rurais e dos veículos do transporte escolar que prejudicavam a frequência dos alunos, especialmente daqueles que residem em localidades mais distantes. 

É importante  ressaltar as obras  realizadas  naquele ano, como o Laranjinha, o banheiro na praça e a promessa da construção da Capela Mortuária. A FOLHA DOS LARANJAIS, pensado para ser um órgão oficial da prefeitura e da Câmara não chegou a se concretizar.  

Se você quiser ler o restante do jornal Peskisa vá mais abaixo nas imagens.

Fico muito feliz sempe que me deparo com textos escritos por meus alunos de ensino fundamenal e médio.

Além de bem escritos, os textos  são agradáveis de ler e normalmente combatem preconceitos da sociedade cerroazulense de 30 anos atrás. E o mais gratificante de tudo, é saber que essas alunas e alunos estão sendo muito bem sucedidos como profissionais. Várias e vários seguiram a carreira de magistério e são ótimos profissionais.  Não há dinheiro que pague tamanha satisfação.

E tem muito mais!


Aqui o tema era gravidez na adolescência e as  autoras são as meninas: CRISLAINE ANDOLFATO, HELIANA Mª PONCIO. O Texto "O CHICLETÃO"  é  da VÍVIAN B. LORENSKI. Recebemos parabéns até do Núcleo Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação pela publicação. 


Na página abaixo, temos a continuidade do texto "O Chicletão, da Vivian, Um texto muito bem humorado da agora  professora Simone jaquetti, o futuro e, infelizmente agora passado  professor Zeca e a atual professora Ceoni Braz Lorenski, recém-casada com meu irmão João Carlos (João boiadeiro) falam do aborto de uma forma muito responsável.

Aqui abaixo, o destaque  fica para as alunas de São Sebastião que ousaram escrever uma carta aberta ao Prefeito Dr. Enio de Moura e Costa, cobrando providências para regularizar o transporte escolar porque elas se sentiam prejudicadas por não poderem  frequentar todas as aulas com regularidade.


Os meninos também escreviam bem. Vejam o texto do Adriano Cordeiro Nascimeno, atual Biu das Lojas Bilu. Muito ineressante o posicionamento do Biu no texto: "SEDE SUBMISSAS". Ele pensava assim quando tinha, 17 anos. A Luciane Justini, filha de professora, ela  também professora hoje escrevia textos poéticos.  O Givelder (Gigico), hoje mecânico muito coerente com a vocação da família Amaral fala de trânsito. 


Essa turma da 1ª série do  2º grau foi mujito inquieta e muito boa. Fizeram pesquisa sobre o que o povo pensava do prefeito, após um ano de gestão. Só tinha gente fera: Leia, Crislaine, Sandra, Denilson, Vivian, Simone, Noreonice, Vania (Silva)


O Jornal Peskisa fazia cobertura jornalística em todas as áreas: Abaixo tem repórer Policial, Reporter Esportivo, e texto de opinião


O Juiz da Comarca de Cerro Azul ,  Exmo. Sr. Osvaldo Nallin Duarte foi convidado  dar uma palestra no Colégio Princesa Isabel e os alunos  fizeram muitas perguntas interessantes.


A página abaixo é de número 18 do Jornal Peskisa, fala do Vale do Ribeira, da localidade do Tigre que pertence ao território de Cerro Azul, mas era atendida por Tunas do Paraná e Rio Branco do Sul. Nesse ano já se realizava o 5º FESTIVAL DE DANÇA do Colégio, um evento  planejado entre a direção e a Professora Raquel Fernandes Gouveia.

O Jornal Peskisa ambém era divertido! A sessão de piadas não podia faltar. Você vai rir . Duvido que não!


Naquela época o banco de Cerro Azul era o BANESTADO, vendido para o ITAÚ, que abandonou nossa cidade. 


E assim a gente chegou ao fim dessa edição do Jornal Peskisa que tiknha tiragem de 500 exemplares distribuídos aos alunos e era lido por muita gente. 

Fazer jornal na sala de aula hoje é muito mais fácil porque não dependemos de papel. Basta um celular ou computador para levar o noticiário para o mundo inteiro. 





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login