Registrado Caso de Raiva em Animal Herbívoro em Cerro Azul
Esta reportagem foi sugerida pelo Dr. Laurihetty de Moura e Costa que ouviu falar do caso. Nós fomos conversar com o Secretário Municipal de Agricultura, Bruno Henrique Lovato que nos encaminhou o comunicado da ADAPAR, órgão responsável pelo assunto e nos detalhou ainda que se trata de um equino que a Raiva "uma doença causada por um vírus e que pode acometer várias espécies de animais, inclusive os seres humanos. Invariavelmente é fatal e somente a vacina pode evitar seu aparecimento. Para os animais de produção (bovinos, bubalinos, equinos, muares, asininos, ovinos, caprinos e suínos), o principal transmissor da raiva, é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus." (https://www.adapar.pr.gov.br/Noticia/Adapar-publica-Nota-Tecnica-sobre-Raiva)
Segundo a fonte da informação, os funcionários da ADAPAR já tomaram todas as providências necessárias. Primeiramente, o animal identificado com a doença foi sacrificado e outros animais que estão na mesma região foram identifiados e estão sendo monitorados. O animal chupado pelo morcego fica com uma ferida e marca de sangue. Os animais que apresentam marcas deixadas por morcegos precisam ser isolados e monitorados.
Crédito da imagem:
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/04/morcegos-vampiros-atacam-rebanhos-e-causam-prejuizos-a-pecuaristas-no-sul-do-piaui.ghtml
Quanto aos morcegos, eles precisam ser eliminados e uma técnica mais usada é pegar uma pasta com veneno no animal. Quando o morcego pousa no animal para sugar o sangue ele se lambusa de veneno e quando chega no seu abrigo, os demais morcegos vão lambê-lo e morrem envenenados juntos com ele. Felizmente os morcegos hematófagos são bastante raros. A maioria dos morcegos se alimentam de frutas, especialmente nozes.
A única medida eficaz contra raiva é a vacina que, diga-se de passagem, pode ser adquirida nas casas agropecuárias a preços muito baixos.
Crédito da imagem:
https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2023/09/04/morcegos-vampiros-atacam-rebanhos-e-causam-prejuizos-a-pecuaristas-no-sul-do-piaui.ghtml
A raiva mata o animal muito rapído, em geral, num período de 3 a 7 dias. As carecterísticas básicas são: o animal começa a se isolar e para de comer porque a doença afeta o sistema nervoso e o animal não consegue engolir mais nada, tem uma salivação muito intensa. E essa saliva é que pode infectar outros indivíduos, inclusive pessoas,
Para finalizar, o Secretário Bruno, orienta que, ao identificar um animal com esses sintomas, a primeira coisa a fazer é isolar o animal e comunicar a ADAPAR e a Secretaria de Agricultura.
Cerro Azul, acabou de receber o Veterinário Elcio que vai tratar desse assunto com os pecuaristas.
E o nosso lembrete é: VACINE SEUS ANIMAIS CONTRA A RAIVA e não passe raiva!
COMENTÁRIOS