Vigilância em Saúde Pública e Igreja Católica de Cerro Azul Promovem Ação de Combate a Endemias
A Coordenadora da vigilância ambiental (med. veterinária) Ludimyla Passos Silva relatou que no dia 8 de novembro, foi realizada mais uma ação de saúde educativa na Paróquia Nossa Senhora da Guia localizada em frente à Praça Monsenhor Celso, marcando a segunda atividade desse tipo no local.
Todos os frequentadores da igreja foram convidados e informados pela Marialba Lovato. Estavam presentes ao evento alguns fiéis, as cozinheiras da igreja e uma moradora do Bairro Macuco, vários Agentes de Combate às Endemias, alguns repesentantes da Igreja Católica da cidade e do interior. Os palestrantes foram os Agentes de Combate em Endemias, Vinícius G. Fachini e Elizandro L. Nascimento.
Durante o evento, foram abordados temas fundamentais para a prevenção e controle de diversas doenças. Os participantes discutiram medidas de combate à dengue e à leishmaniose, além de temas como o controle e a coleta de caramujos africanos, a febre maculosa (doença transmitida pelo carrapato), o manejo de escorpiões e a prevenção da doença de Chagas (transmitida pelo barbeiro).
Também foram discutidos cuidados relacionados ao zika vírus, à chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito da dengue (Aedes aegypti). O objetivo do encontro foi informar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção dessas doenças.
COMENTÁRIOS