Igreja Católica Celebra o Nascimento de Jesus Cristo, Salvador da Humanidade
Ontem, dia 24 de dezembro na Missa da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba, ao lado do Estádio Couto Pereira foi celebrada a Missa que costumava ser celebrada à meia noite e chamada de Missa do Galo,. Era tanta gente que muita gente ficou assistindo pelos monitores das entradas da igreja.
O Natal é uma das maiores festas da Igreja Católica ao lado da Páscoa. No Natal se celebra o nascimento de Jesus e na Páscoa, a morte e ressurreição de Cristo.
Segundo o professor de História Lucas Pereira link: https://www.todamateria.com.br/historia-do-natal/ a Festa de Natal tem suas raízes relacionadas a festas pagãs do tempo do Império Romano e "A partir do século IV, e com a consolidação da Igreja Católica em Roma, a festividade foi oficializada como dies natalis Christi (Natal de Cristo). Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi uma forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia."
Diz o professor de História que a "A escolha da data foi ratificada em 350 d.C pelo Papa Júlio I (337-352)."
Entre os símbolos mais marcantes na nossa mente está o Presépio com as imagens dos personagens da Sagrada Família, conforme está narrado na Bíblia.
O primeiro Presépio foi criado por São Francisco de Assis.
Outro símbolo de Natal é o Pinheiro que surgiu na Alemanha. E como na Europa, nesse tempo é inverno, passou-se a enfeitar o pinheiro. Lutero inovou no enfeite acrescentando velas para iluminar e dar brilho ao pinheiro. Isso explica o uso das luzes coloridas que enfeitam os pinheiros de natal nas casas e nas praças das cidades. Veja abaixo a iluminação da Praça Monsenhor Celso de Cerro Azul
Continuando a aula de História, o Professor Lucas Pereira diz "A figura do Papai Noel é inspirada em São Nicolau, um bispo turco que viveu na antiguidade. Ele teria ajudado um homem miserável, pai de três filhas, que não tinha condições de sustentá-las e pagar o dote de seus casamentos. Para ajudá-lo, às escondidas, Nicolau doou sacos com moedas para o homem necessitado. Esse feito popularizou o bispo, e fez com que ele passasse a representar a generosidade associada à época natalina."
E por último, a Ceia de Natal que também tem origem na Idade Média, é um símbolo de confraternização das famílias que se reúnem e fazem a troca de presentes.
Fonte da imagem: https://www.todamateria.com.br/historia-do-natal/
É claro que assim como todas as festas tradicionais, o Natal é uma data
valorizada pelo comércio, uma oportunidade para vender mais, apostando na generosidade e no amor entre as pessoas
COMENTÁRIOS