Prefeito de Cerro Azul Assina Nota Oficial Sobre Possíveis Irregularidades no Setor de RH na Gestão Anterior

O Prefeito de Cerro Azul, Edson Cordeiro do Nascimento emitiu uma NOTA OFICIAL de esclarecimento sobre possíveis irregularidades na Divisão de Recursos Humanos na gestão anterior. Apresentamos cópia da Nota abaixo:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CERRO AZUL
ESTADO DO PARANÁ
Procuradoria-Geral do Município
NOTA OFICIAL DO MUNICÍPIO DE CERRO AZUL
Assunto: Esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na Divisão de Recursos Humanos.
O Município de Cerro Azul, por meio de seu Prefeito Municipal, vem a público se pronunciar sobre as recentes descobertas de possíveis irregularidades na Divisão de Recursos Humanos da administração municipal.
Inicialmente, é importante esclarecer que durante a gestão 2021-2024, o atual Prefeito, que então ocupava o cargo de Vice-Prefeito, concentrou suas atividades nas construções, manutenções e reformas dos prédios públicos, enquanto as demais questões administrativas ficaram a cargo dos Gestores das Pastas e do então Prefeito.
Acerca da figura do Vice-Prefeito, embora ocupe um cargo de relevância na administração pública, sua incumbência é auxiliar o Prefeito nos compromissos oficiais e demais matérias que forem demandadas, bem como substituir o Prefeito na sua ausência, já a gestão do Município é exercida, de forma direta, pelo Prefeito Municipal, auxiliado pelo Procurador Geral do Município, pelo Controlador-Geral do Município e pelos Secretários Municipais e, a estes, os Diretores de Departamentos e dos Chefes de Divisão, nos termos dos §§ 1 e 29, do art. 19 da Lei Municipal n 010/2018 (revogada em 29/01/2025), dispositivos que foram mantidos na Lei Municipal n 001/2025 (lei atual).
No que diz respeito aos fatos recentemente noticiados, informa que houve determinação deste Prefeito Municipal, que assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2025, para que fosse instaurada uma apuração interna para investigar denúncias relacionadas a procedimentos administrativos na Divisão de Recursos Humanos. A transparência continua sendo uma das principais bandeiras desta gestão, tanto que todas as informações pertinentes estão disponíveis para a população. No entanto, em relação aos fatos mais recentes, é importante ressaltar que estamos no inicio das apurações. Muitos aspectos ainda precisam ser esclarecidos, o que Ocorrerá de forma gradual e responsável ao longo do processo.
As possíveis irregularidades identificadas já foram comunicadas ao Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR) e ao Ministério Público que iniciaram suas próprias investigações. Paralelamente, o Município acionou a Procuradoria-Geral do Município e está em fase de contratação de uma auditoria externa para auxiliar na melhor apuração dos fatos, garantindo assim um processo ainda mais rigoroso e imparcial.
Com relação às ilações levianas acerca da atuação da atual Primeira-Dama no setor de Recursos Humanos, o Município pondera que a mesma nunca realizou a gestão da pasta. Durante a transição de governo, foram solicitadas diversas informações de pessoal, mas foi apenas após a substituição do gestor do RH, ocorrida em 06 de janeiro de 2025, que as informações anteriormente repassadas se mostraram incongruentes, demandando maior atenção da atual gestão da Secretaria Municipal de Administração.
Ademais, após indagações realizadas durante a transição de governo, a Controladoria-Geral do Município identificou que as incongruências se tratavam de possíveis fraudes nos pagamentos de servidores. Esses fatos estão sendo devidamente apurados, com o objetivo de esclarecer todas as circunstâncias envolvidas.
É importante destacar que a atual gestão do RH é completamente nova, justamente buscando maior transparência e eficiência no setor. As possíveis fraudes identificadas ocorreram sem a necessidade de demais atos formais, como decretos, portarias ou determinações especificas. Os fatos inicialmente apurados indicam que as inserções no sistema foram realizadas via login de um único servidor, que era justamente o gestor da pasta. Portanto, apenas com a sua substituição foi possível identificar as supostas irregularidades.
Certamente, as possíveis irregularidades identificadas são reflexos das ações tomadas pela atual gestão, que tem como objetivo diagnosticar e sanar problemas administrativos, primando pela economia de gastos e pela melhor aplicação do dinheiro público.
A população de Cerro Azul pode ter a certeza de que a atual gestão está empenhada em resolver essa questão com seriedade e em garantir que os serviços públicos continuem sendo prestados com eficiência e qualidade. Novos informes serão divulgados à medida que as apurações avançarem.
Agradecemos a compreensão e o apoio de todos os cidadãos cerro
Cerro Azul, 11 de fevereiro de 2025.
EDSON CORDEIRO do NASCIMENTO
Prefeito Municipal
Veja publicação do Portal Cerro Azul Alerta
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