História da Comunidade Quilombola de Varzeão em Doutor Ulysses

No nosso Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo, nos propomos produzir uma audiovisual sobre curiosidades de Cerro Azul.
Hoje nós vamos trazer para vocês uma curiosidade histórica. Essa história começou no tempo da Guerra do Paraguai. Um tropeiro chamado João Alves de Souza fornecia carne (charque) para o exército brasileiro na Guerra do Paraguai e o Imperador D. Pedro o recompensou com milhares de hectares de terra no lugar onde hoje é Sengés, Jaguariaíva, Doutor Ulysses e Cerro Azul.
E a filha única desse tropeiro herdou tudo e casou com um escravo. Daí inicia a história do Quilombo do Varzeão de Dr. Ulysses.
Vido 1 - Conversa com Claudinei Rodrigues de Castro
Video 2 - Continuação
Conversa com descendente Claudinei Rodrigues de Castro membro da Comunidade remanescente de quilombos do Varzeão, no Município de Doutor Ulysses. Nesta parte você vai conhecer a contribuição do Governador Requião para a legalização do quilombo.
Vídeo 3 - Conversa com Juventino Rodrigues de Castro, atual presidente da Comunidade Quilombola do Varzeão de Doutor Ulysses: Projetos e Sonhos
COMENTÁRIOS